Cães institucionalizados e à espera de adoção entraram em campo com as equipas de AVS e Farense na passada segunda-feira, 30 de setembro, uma iniciativa que será replicada em outras jornadas da I Liga de futebol, anunciou a Liga de clubes.
A iniciativa junta a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), a sua fundação, e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (CNF) para "promover a adoção responsável e sensibilizar a sociedade para a realidade dos animais errantes", segundo comunicado da LPFP.
A campanha "Não me deixes fora de jogo" arrancou na segunda-feira, no AVS-Farense, jogo que encerrou a sétima ronda, antes do Dia Internacional do Animal, a 4 de outubro, e prosseguirá "nas próximas jornadas" da I Liga.
Outra das medidas prende-se com uma plataforma em que os animais que entraram em campo podem ser adotados, com a Liga a lembrar que "mais de 930 mil animais" são estimados em situação de errância só em Portugal continental, "uma preocupação crescente".
"Em 2023, os centros de recolha oficial acolheram 45.162 animais errantes, dos quais cerca de 15 mil não encontraram lar, situação que, não só afeta o bem-estar dos animais, como também desafia a capacidade de gestão dos centros de acolhimento. A adoção responsável é um passo fundamental para mudar esta realidade", pode ler-se na nota divulgada.