
A Associação Portuguesa das Pessoas com Necessidades Especiais – Associação Sem Limites venho manifestar a sua posição relativamente ao novo símbolo para a acessibilidade, recentemente aprovado pelas Nações Unidas, não concordando com a substituição imediata do anterior símbolo.
O novo símbolo representa uma figura humana estilizada, de braços abertos, envolvida num círculo, uma imagem que pretende reflectir a inclusão plena de todas as pessoas com deficiência, independentemente do tipo, promovendo uma visão mais abrangente da acessibilidade nos diversos contextos da sociedade moderna.
Acreditamos que esta transição ignora uma realidade incontornável: a sociedade ainda não está preparada para abandonar o símbolo tradicional, que permanece amplamente reconhecido e associado à deficiência. Trata-se de um elemento visual consolidado, essencial na sinalização, na comunicação e na consciencialização. Associação Sem Limites
Nesse sentido, a Associação defende que qualquer alteração simbólica desta dimensão "deve ser precedida de um amplo debate, envolvendo todas as organizações representativas das pessoas com deficiência. São estas entidades, formadas por pessoas que vivem diariamente os desafios da inclusão, que melhor conhecem as necessidades, obstáculos e soluções práticas para uma verdadeira mudança de paradigma".
"Acreditamos no progresso e na inovação. No entanto, a inclusão constrói-se com participação, escuta activa e respeito por quem vive, sente e representa a diferença todos os dias", pode ler-se no comunicado.