Um tornado foi registado na sexta-feira, em El Toro, na província de Castellón, em Espanha. Nas redes sociais. multiplicam-se os vídeos do fenómeno meteorológico.
Depois de dias de muito calor, a região espanhola foi atingida por chuva forte e granizo. E logo depois, um tornado.
O fenómeno de grandes dimensões “varreu” uma zona de mato. Contudo, não fez feridos nem danos.
A coluna formou-se, por volta das 17:00, hora local, 16:00 em Lisboa, numa zona agrícola. Apesar de ter afetado os moradores, não entrou na zona urbana, adianta o autarca de El Toro, José Arenes, citado pelo Castellón Al Día
A agência meteorológica espanhola referiu-se ao evento meteorológico como um tornado, mas a página “MeteoStorm” disse acreditar que se trata de uma “supercélula”, uma tempestade que se carateriza pela presença de uma mesociclone (uma corrente rotativa, profunda e persistente) e que pode provocar condições meteorológicas extremas, como ventos fortes, chuva forte e grandes pedras de granizo.
Depois de dias de muito calor, as temperaturas desceram até aos 8ºC.
A queda de granizo e as chuvas fortes duraram menos de uma hora, diz a imprensa local. O mesmo jornal adianta que um dos concertos do festival Arenal Sound, em Burriana, foi suspenso.
De acordo com imagens e informações partilhadas nas redes sociais, o granizo que caiu na região tinha o tamanho de bolas de golfe.