Todas as notícias em primeira mão
Todas as notícias em primeira mão
Todas as notícias em primeira mão

Porto

Do caso Selminho aos sem abrigo expulsos: as polémicas de Rui Moreira

Este artigo tem mais de 2 anos
Porto
Rui Moreira

Rui Moreira

RM

• Envolvimento no caso Selminho

Rui Moreira é acusado de favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio e vai a julgamento, no dia 16 de novembro, pelo crime de prevaricação, podendo ser condenado perder o mandato.

• A final da Champions e a festa sem restrições dos ingleses 

A final da Liga dos Campeões e a chegada de vários adeptos ingleses à cidade contrastou com as restrições sanitárias em vigor na altura. As críticas vieram de vários lados, mas Rui Moreira garantiu que o evento trouxe mais aspectos positivos do que negativos para a cidade

• Celebrações de São João e o aumento de casos COVID-19

Alguns especialistas consideraram que os festejos do São João foram um "fenómeno de supertransmissão" do vírus, mas Rui Moreira defende que houve ponderação que se cumpriram as recomendações da DGS.

• O encerramento temporário do Queimódromo

Depois de um problema de refrigeração, este centro de vacinação foi encerrado pela task force e só reabre depois de apuradas as causas do problema. Rui Rio remete a decisão para as entidades competentes ao mesmo tempo que reforça a necessidade de reabertura do centro e acusa os opositores de criarem uma “chicana política” com esta questão.

• Centros Drive-Thru para testes e vacinação COVID-19

Foi a primeira cidade no país, numa parceria entre a Câmara Municipal a Administração Regional de Saúde do Norte e a Unilabs, a abrir o primeiro centro de rastreio de COVID-19 no modelo drive thru, ainda em março de 2020. Depois, em junho deste ano, a autarquia pediu aprovação para usar o mesmo modelo para a vacinação, aprovado pela task force.

• Sem-abrigo expulsos em ação de limpeza

Depois de um vídeo em que se vê polícias municipais e funcionários da camara retirarem as mantas, edredões e pertences de sem-abrigo na baixa da cidade fez crescer a indignação e o pedido “para encarar o problema de frente e não varrer para debaixo do tapete”. A Câmara do Porto esclareceu que não foi uma medida direcionada aos sem-abrigo, mas que são “ações recorrentes de reposição da normalidade”.

Apesar das polémicas em que está envolvido, a maior relacionada com o caso Selminho e do qual ainda aguarda julgamento, e das críticas sobre a gestão da pandemia nos festejos da Liga dos Campeões e do São João, Rui Moreira está na frente das sondagens e perfila-se como o potencial vencedor e a caminho do terceiro mandato.

Veja mais sobre