
A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) emitiu, esta tarde, um comunicado em resposta às recentes notícias divulgadas sobre o Porto de Recreio de Santa Cruz.
APRAM não pode deixar de assinalar a súbita inquietação demonstrada pelo executivo municipal de Santa Cruz relativamente ao espaço em causa — expressa através da divulgação pública, junto da comunicação social, de um ofício que nos foi dirigido. A forma e o timing da iniciativa sugerem uma preocupação mais alinhada com o calendário eleitoral do que com uma genuína vontade de cooperação institucional. Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira
Ainda assim, "e independente de calendários eleitorais", a entidade reafirma o seu "compromisso com a cooperação institucional e com a melhoria e investimento contínuo das infra-estruturas sob a sua tutela".
Nesse sentido, a entidade esclarece que se encontra em curso um concurso público para a atribuição de uma licença de ocupação e utilização de uma parcela adjacente ao cais, com o objectivo de instalar um quiosque de apoio à zona de fruição pública.
"Embora o quiosque tenha natureza comercial, o caderno de encargos obriga o promotor a assegurar a limpeza das áreas adjacentes, assim como à exploração de balneários", esclarece, reforçando que o concurso estará aberto até o dia 8 de Agosto de 2025, "pelo que a muito curto prazo" aquela zona ficará servida de uma zona comercial de apoio e de balneários.
A administração portuária recorda ainda que o Cais de Santa Cruz foi alvo de uma intervenção de reabilitação avaliada em 1,2 milhões de euros. As obras incluíram a contenção e pavimentação da estrada de acesso, a reparação dos cabeços, a substituição de guardas de proteção e a requalificação do próprio cais.