A ave mais velha do mundo, Wisdom, uma albatroz-de-laysan de 74 anos, voltou a surpreender os especialistas ao pôr um ovo no refúgio de vida selvagem de Midway Atoll, no Havai. Esta é a primeira vez em quatro anos que põe um ovo, depois de ter um novo parceiro.
Não é certo, mas estima-se que este seja o seu 60.º ovo. A ave, que foi identificada e marcada quando tinha cinco anos, em 1956, foi vista com um novo companheiro, já que o antigo, Akeakamai, não aparece há anos.
Normalmente, os albatrozes-de-laysan acasalam para toda a vida, mas Wisdom perdeu pelo menos três companheiros ao longo dos anos. Esta albatroz já teve mais de 30 crias, a mais nova foi em 2021.
De acordo com a AP, Jon Plissner, biólogo supervisor da vida selvagem no refúgio, explicou que a probabilidade de o ovo eclodir é de 70 a 80%.
Wisdom continua a ser um símbolo de resistência, contrariando a expectativa de vida média da sua espécie, que varia entre os 12 e os 40 anos. A ave é uma das milhões de espécies que viajam até Midway todos os anos para se reproduzirem.