O presidente do Conselho Europeu, António Costa, considerou, esta sexta-feira, o tratado de paz entre a Arménia e o Azerbaijão como "um importante passo em frente", desejando que seja assinado rapidamente.

"É um importante passo em frente e esperamos que seja assinado rapidamente", escreveu Costa nas redes sociais, divulgando que, juntamente com a presidente daComissão Europeia, Ursula von der Leyen, saudou os presidentes da Arménia e do Azerbaijão pela conclusão de um tratado de paz entre os dois países.

Os líderes dos países europeus, incluindo dos governos de Erevan e Baku, reúnem-se, esta sexta-feira, na capital albanesa para uma discussão que pretende alinhar as respostas das nações do continente ao contexto geopolítico e à segurança.

Em 13 de março, os dois países anunciaram um acordo sobre a versão final do texto para colocar um fim ao conflito bilateral, centrado em Nagorno-Karabakh, região que o Azerbaijão reintegrou no seu território após a ofensiva relâmpago lançada em 2023.

Nagorno-Karabakh é um território de aproximadamente 4.400 quilómetros quadrados no Cáucaso do Sul, de maioria arménia. Esteve sob o controlo das forças pró-arménias durante quase três décadas, apesar da comunidade internacional reconhecer a região como parte do Azerbaijão.