Álvaro Santos Pereira é o novo Governador do Banco de Portugal, anunciou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, esta quinta-feira.

Leitão Amaro destacou a "carreira académica internacional" e o "profundo conhecimento da economia portuguesa e internacional". "É uma voz reputada internacionalmente que triunfou por mérito próprio como especialista independente na sua áreas", destacou.

O economista-chefe da OCDE e ex-ministro da Economia do Governo de Pedro Passos Coelho já era tido como um dos principais nomes à sucessão de Mário Centeno. Contudo, só deverá entrar em funções em setembro, após audição no Parlamento.

Apesar de Mário Centeno ter demonstrado disponibilidade para se manter no cargo, era esperado que o Governo não o reconduzisse. Durante o seu mandato, houve vários momentos de tensão entre o executivo de Luís Montenegro e o ex-ministro das Finanças de António Costa. O mais recente teve como alvo o local da nova sede do Banco de Portugal, sobre a qual o Governo pediu uma auditoria à Inspeção Geral de Finanças (IGF).