Arranca esta sexta-feira, 4 de Julho, a 40.ª edição da Expo Madeira, um evento promovido pela ACIF-CCIM -Associação Comercial e Industrial do Funchal - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, no Estádio do Marítimo, na cidade do Funchal.

O evento a decorrer até 13 de Julho, estará de portas abertas ao público de segunda a sexta-feira das 18 às 23 horas e sábados e domingos das 16 às 23 horas, com bilhetes individuais a custar 1 euro e grupo (4 pessoas) três euros. As crianças não pagam até aos 12 anos (inclusive).

Hoje, a Expo Madeira 2025 será inaugurada pelas 18 horas numa cerimónia que contará com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e do secretário Regional da Economia, José Manuel Rodrigues.

O primeiro dia do evento ficará marcado pela actuação do Grupo Teatro Bolo do Caco com 'Cozinheiros Chanfrados' e da actuação da Associação de Fadistas da Madeira.

Confira as empresas presentes na feira das actividades económicas:

Artigo relacionado: 403 Forbidden

Outras iniciativas que marcam a agenda regional neste que é o centésimo octogésimo quinto dia do ano, em que faltam 180 dias para o fim de 2025:

40.ª edição da Expo Madeira arranca hoje
40.ª edição da Expo Madeira arranca hoje dnoticias.pt

- Das 9 às 17 horas - O Sindicato Democrático dos Professores da Madeira, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Brava, promove o 3.º Encontro de Educação com o tema 'Diálogos Cruzados - Que Educação para o Século XXI' na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares. A iniciativa contará com a presença do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho;

- Das 9h15 às 18h30 - Visita oficial à Região do eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral, com reuniões com o secretário regional de Agricultura e Pescas, a Associação de Agricultores da Madeira, a Associação de Jovens Agricultores da Madeira e Porto Santo, a Coopesca - Cooperativa da Pesca do Arquipélago da Madeira, o Presidente do Governo Regional, a Gesba - Empresa de Gestão do Sector da Banana, o Centro de Maricultura da Calheta, a presidente da Câmara Municipal do Funchal e o Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira;

- Das 9h20 às 16h50 - Congresso Regional das Testemunhas de Jeová 2025 com o tema 'Adoração Pura' no Madeira Tecnopolo;

- 10 horas - O JPP promove uma acção política junto à entrada do Liceu Jaime Moniz;

- 10 horas - O PSD Madeira promove uma iniciativa política no Largo do Colégio;

- 11 horas - O Partido Socialista promove uma conferência de imprensa no Miradouro sobre o Funchal, situado na estrada florestal entre o Pico do Areeiro e a Eira do Serrado;

- 11h30 - Apresentação pública do VIII Festival do Atum, Do Gaiado e do Marisco no Salão Nobre da Câmara Municipal de Machico;

- 12 horas - O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas realiza o último dia de Plenário de Trabalhadores da ARM - Águas e Resíduos da Madeira com uma conferência de imprensa promovida pelo dirigente sindical Dário Ferreira, à frente da sede da ARM, na Rua dos Ferreiros;

- 12 horas - A Câmara Municipal do Funchal apresenta a 25.ª edição do Funchal Jazz Festival no Salão Nobre do Município;

- 17 horas - Conferência 'A importância da União Europeia para as Regiões Autónomas: Presente e Futuro', com o eurodeputado Paulo Nascimento Cabral, no Espaço IDEIA da Assembleia Legislativa da Madeira;

- 17 horas - Início da visita à Região do candidato às Eeleições Presidenciais em Portugal, Henrique Gouveia e Melo, com um encontro com o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na Quinta Vigia, seguida de uma visita, às 18 horas, ao novo Hospital Central e Universitário da Madeira e ao centro de simulação da Universidade da Madeira;

- 17h30 - A CDU promove uma iniciativa política para denunciar o estado de abandono do parque habitacional público do Funchal no Bairro de Santa Maria;

- 18 horas - Cerimónia de comemoração do 30.º aniversário da instalação da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo de Câmara de Lobos, no Museu de Imprensa da Madeira, com a presença da secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido;

- 21h30 - Festa de São José no Arco de São Jorge com o conjunto Monte Real Band e discoteca animada.

Principais acontecimentos registados a 4 de Julho:

40.ª edição da Expo Madeira arranca hoje
40.ª edição da Expo Madeira arranca hoje dnoticias.pt

1528 - Começa o grande surto da doença da sudorese ou do suor inglês em Inglaterra.

1711 - Lançamento da primeira pedra para a construção da Igreja do Menino de Deus.

1776 - Proclamação dos Estados Unidos da América como nação. A declaração de independência é aprovada pelo Congresso Continental.

1917 - Um ataque à cidade de Ponta Delgada por parte do submarino alemão, U-155 "Deutschland", motiva o estabelecimento da primeira base naval dos Estados Unidos nos Açores. Cerca de 15 dias depois do ataque, os americanos já têm, informalmente, em Ponta Delgada, uma base naval, com navios americanos.

1925 - 1.º Salão Automóvel de Portugal (IV Salão Automóvel a nível internacional), no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, de 04 a 13 julho.

1937 - Atentado, em vão, contra o ditador português Oliveira Salazar, na avenida Barbosa du Bocage, em Lisboa.

1948 - Marechal Tito, Presidente da Federação Jugoslava, rompe com a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), assumindo a liderança dos "não-alinhados", no Bloco de Leste.

1958 - Karol Wojtyla, futuro Papa João Paulo II, é nomeado pelo Papa Pio XII bispo auxiliar de Cracóvia, na Polónia.

1972 - As Coreias do Norte e do Sul renunciam à força, e estabelecem a possibilidade de reunificação como objetivo, sem intervenção do exterior.

1980 - É assinado, em Pequim, o primeiro acordo comercial entre o Governo República Portuguesa e o Governo da República Popular da China.

1983 - O Governo de Moçambique apela à ajuda internacional para enfrentar as consequências da seca que afetam cerca de seis milhões de habitantes.

1985 - O Parlamento aprova o regime de rendas habitacionais que prevê a atualização das rendas anteriores a 1979 e estabelece o regime de renda livre para os novos contratos.

1990 - Chipre pede a adesão à União Europeia.

1994 - O genocídio no Ruanda cessa quando a Frente Patriótica do Ruanda (FPR) assume o controle de Kigali.

1997 - A sonda norte-americana da NASA Mars Pathfinder pousa em Ares Vallis, planeta Marte.

1999 - Uma coluna de veículos de organizações humanitárias, escoltadas por viaturas das Nações Unidas (ONU), é atacada, em Liquiçá, Timor-Leste, por milícias integracionistas.

2003 - Cinquenta e três pessoas morrem num ataque contra uma mesquita em Quetta, sudoeste do Paquistão, quando desconhecidos lançam granadas e disparam contra os fiéis que saíam do recinto.

2004 - Uma rocha de granito de 20 toneladas com a inscrição "o espírito durável da liberdade" é colocada na zona do World Trade Center, em Nova Iorque, Estados Unidos, a primeira pedra da Torre da Liberdade.

2005 - O movimento islamita radical palestiniano Hamas recusa o convite para participar no gabinete de união nacional proposto pelo primeiro-ministro palestiniano, Ahamd Qorei.

2006 - O Tribunal de Aveiro condena um médico, uma sua empregada e três mulheres suas clientes a prisão pela prática de aborto, depois de terem sido absolvidos em 2004.

2007 - É publicada em Diário da República, nº. 23/2007 pela Assembleia da República, o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros do território português, bem como o estatuto de residente de longa duração.

2007 - Realiza-se, em Lisboa, a primeira Cimeira entre a União Europeia e o Brasil. Participam o presidente em exercício da UE, o primeiro-ministro português, José Sócrates, o chefe de Estado do Brasil, Lula da Silva, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da União, Javier Solana.

2007 - A Polícia Judiciária assina um protocolo de colaboração com a Fundação para a Computação Científica Nacional, que opera um serviço público de denúncias de conteúdos ilícitos na Internet, incluindo pornografia infantil e incitamento à violência e à xenofobia.

2007 - A Comissão Europeia confirma, em Bruxelas, a inclusão da transportadora aérea angolana TAAG na "lista negra" das companhias proibidas de operar no espaço aéreo europeu por motivos de segurança.

2008 - O Parlamento aprova em votação final global as alterações à lei do divórcio que põem fim ao conceito de divórcio litigioso e acaba com a noção de violação culposa dos deveres conjugais

2008 - Primeiro voo direto entre a China e Taiwan desde 1949. O voo charter sem escala levantou de Cantão, capital da província de Guangdong.

2011 - O tribunal de primeira instância de Tunes condena, à revelia, o ex-Presidente tunisino Zine El Abidine Ben Ali a 15 anos e seis meses por posse de armas, drogas e peças arqueológicas.

2013 - A polícia militar do Egito detém o líder supremo da Irmandade Muçulmana, Mohamed Badie, a pedido da Procuradoria egípcia, na cidade de Marsa Matrouh.

2014 - O Ministério das Finanças anuncia ter vendido o BPN Crédito, por 36 milhões de euros, a duas gestoras de fundos inglesa e portuguesa que se comprometem a "manter um número significativo de postos de trabalho".

2024 - O parlamento madeirense aprova o Programa do XV Governo Regional, com 22 votos favoráveis do PSD, do CDS-PP e do PAN, 21 votos contra do PS, do JPP e de uma deputada do Chega, e quatro abstenções do Chega e da IL.

2024 - O Tribunal de Justiça da União Europeia nega o recurso interposto por Portugal sobre uma decisão da Comissão Europeia que considerou que o país violou regras concorrenciais com o regime de auxílios da Zona Franca da Madeira, considerou "parcialmente inadmissíveis e parcialmente improcedentes, todas as alegações de Portugal e nega provimento ao recurso".

Pensamento do dia:

Cada indivíduo tem um lugar no mundo para preencher e é importante que decida fazê-lo ou não. Nathaniel Hawthorne (1804-64), escritor norte-americano.