O AO "tirou muitos acentos, hífens, boa parte da língua ficou mais fácil de escrever e mais parecida com a falada", afirmou o professor de natação César Augusto, de 26 anos. "Na faculdade, tive pelo menos seis meses [de estudo] das novas regras", acrescentou.

A entrada em vigor do acordo tem lugar após um adiamento de três anos decretado pelo Governo devido a divergências apresentadas por linguistas.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro referiu à Lusa que a implantação do acordo foi "bem sucedida" e o Governo entende que "não existe motivo para novo adiamento". O Ministério da Cultura acrescentou que "a previsão está mantida e o acordo entra em vigor a 01 de janeiro".

"É importante destacar que qualquer retrocesso no processo de implementação do Acordo Ortográfico implicará enormes prejuízos para as editoras nacionais, além de incalculável e injustificável desperdício de dinheiro público", referiu o Ministério da Cultura, aludindo ao investimento em livros didáticos.

Brasileiros entrevistados pela Lusa afirmaram estar adaptados às novas regras, mas referiram dificuldades na transição entre as diferentes grafias. O uso facultativo do AO no Brasil começou em 2009.

A professora de antropologia e sociologia Tereza Jorge, de 51 anos, afirmou ser "interessante que a língua portuguesa seja uma só", mas entende que "para o brasileiro e para outros povos será difícil perder velhos hábitos".

Já o advogado Antônio Carét Santos, de 64 anos, disse que recorre a mecanismos de buscas na Internet para solucionar dúvidas.

Em 28 de dezembro de 2012, a obrigatoriedade das novas regras foi adiada no Brasil após divergências de linguistas apoiadas pela Comissão de Educação do Senado, e para acompanhar a data da implantação em Portugal.

A comissão do Legislativo formou um grupo de trabalho, que teve como coordenadores os linguistas Ernâni Pimentel e Pasquale Cipro Neto, críticos do AO. O relatório final, divulgado em novembro, sugere a inclusão de "observações" e de "alterações mínimas" no acordo, como a manutenção de alguns acentos diferenciais (como em "fôrma" e forma) e do trema, e mudanças nas regras do hífen.

"A Academia Brasileira de Letras recebeu da nossa comissão em duas audiências públicas contribuições para alterar os itens que poderiam trazer dúvidas. Aparentemente, elas não foram aproveitadas, o que lamentamos, mas o nosso trabalho foi feito", afirmou à Lusa a senadora Ana Amélia, que foi vice-presidente e atualmente é suplente na comissão.

O coordenador da Comissão Nacional Brasileira no Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Carlos Faraco, afirmou que o adiamento decretado há três anos foi uma "perda de tempo", já que a imprensa brasileira e os livros didáticos já estavam adaptados.

"O maior ganho do acordo é a cooperação internacional em torno da língua portuguesa, que ganha força e espaço", disse Faraco.

O Acordo Ortográfico está já em vigor em Portugal e em Cabo Verde, mas ainda não está a ser aplicado nos restantes países da CPLP -- Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

FYB // VM

Lusa/Fim