Na visão de Francisco Matos Chaves, diretor da Área Digital da Altice Portugal, a combinação entre inteligência artificial, web3 e metaverso está a trazer novas oportunidades para uma maior personalização no relacionamento com os clientes.
Embora não esqueça os riscos da tecnologia, João Baracho, Diretor Executivo da CDI Portugal, tem uma perspetiva mais positiva, defendendo que a IA é uma continuidade que poderá ajudar a acelerar a transformação na educação “que há tantos anos que nós queremos, mas que nunca mais conseguimos chegar
Em entrevista ao SAPO TEK, João Dias, presidente da Agência para a Modernização Administrativa destaca o esforço feito para facilitar a vida aos portugueses.
Em entrevista ao SAPO TEK, Sofia Marta, Country Manager da Google Cloud em Portugal, destaca a evolução explosiva da tecnologia de IA generativa, partilha a novidade da certificação de segurança atribuída pelo GNS à do Google Cloud e a necessidade da Administração Pública ser um catalisador para o u
Sem tecnologia a suportar os esforços em prol da sustentabilidade é muito mais difícil ter uma visão concreta das iniciativas implementadas pelas empresas e da sua evolução, defende Sofia Tenreiro, partner da Deloitte.
Escrever poemas, planear viagens, criar imagens que se confundem com fotografias “reais” ou ensinar robots a jogar futebol, quando marcar golos foi a única indicação dada, são alguns exemplos do muito que a inteligência artificial já anda por aí a fazer.
Em entrevista ao SAPO TEK, Luísa Ribeiro Lopes, presidente do conselho diretivo do .PT, destaca que a inteligência artificial já existe há muito tempo, mas que as novas plataformas de IA generativa vieram democratizar o seu acesso por qualquer pessoa. Porém, existem desafios a superar para não deixa
Em entrevista ao SAPO TEK, durante o Portugal Digital Summit, João Epifânio, Chief Marketing Officer da Altice Portugal, lembra que, à medida de a IA se torna cada vez mais prevalente, a capacidade de adaptação das empresas é essencial, com foco no reskilling e upskilling.
Para além do hype à volta da IA generativa, a DXC, a Defined.ai e a MEO já estão a incorporar a tecnologia nas suas operações e a apoiar os seus clientes. E fica o aviso de que quem não experimentar e definir estratégia está a perder uma oportunidade que pode ser valiosa.
Curiosidade, mente aberta e “sem medo” para experimentar e para deixar experimentar são qualidades que devem “assistir” a um líder. Também ajuda olhar para temas como a sustentabilidade, a cibersegurança e a IA como enablers de competitividade a mais longo prazo.
A certeza de que a inteligência artificial veio para ficar fez-se ouvir no palco do Portugal Digital Summit, com exemplos para diferentes áreas, acompanhados da expectativa de transformação pela positiva da vida das pessoas e das empresas.
Os mais recentes indicadores sobre a economia digital em Portugal, atualizados pelo estudo que junta ACEPI, IDC e .PT, mostram que há cada vez mais pessoas e empresas a usarem a internet. As competências digitais também aumentaram.
Com mais de 20 línguas disponíveis, a Sabi tem suporte a uma variedade de plataformas de streaming, como Netflix, Disney+ ou Prime Video, assim como a vídeos no YouTube.
Os corais ficam stressados quando a água está muito quente e isso leva a que expulsem as algas que vivem neles, perdendo a cor. O branqueamento extremo pode deixar um recife vulnerável à fome e a doenças ou mesmo levá-lo à morte.
Os analistas da CCS Insight esperam que as fabricantes de smartphones comecem a produzir equipamentos com ecrãs deste tipo dentro de um prazo de cinco anos. Os nano-revestimentos na superfície dos ecrãs podem ser uma das formas de aplicação da tecnologia.
Entre aplicações de design para os smartphones, um poderoso alarme para ajudar a acordar de manhã e diferentes jogos para se entreter, experimente as novas apps para iOS e Android.
Do realizador de Star Wars: Rogue One e Godzilla, “O Criador” é um filme de ficção científica focado numa guerra entre humanos e inteligência artificial.
E se o seu próximo carro chegasse à fábrica pronto a montar como um móvel do IKEA? Esta é a proposta dos criadores do Luvly O. O veículo elétrico ainda é um protótipo, mas a sueca Luvly espera começar a vendê-lo no próximo ano por um preço a rondar os 10.000 euros.
Foram precisos cerca de 20 meses para convencer os reguladores da concorrência, concessões aos rivais e na reta final passar o negócio de cloud gaming à Ubisoft para a Microsoft concluir a aquisição da Activision Blizzard.
Chama-se Helix e vai ser o primeiro eVTOL da norte-americana Pivotal que há mais de uma década trabalha nesta área, mas só agora avança com um modelo comercial para produção em larga escala. Não tem licença de voo? também não é preciso.
Se for subscritor do serviço Game Pass pode contar com a nova versão de Forza Motorsport e conduzir supercarros como o Cadillac V-Series R e o Chevrolet Covertte E-Ray.