
O Município de Viseu estabeleceu sete Protocolos de Colaboração com Associações da Freguesia de Calde, União de Freguesias de Barreiros e Cepões, Cavernães e Côta, que vão permitir a concretização de algumas obras, que a autarquia apoia com 105 mil euros.
Na União de Freguesias de Barreiros e Cepões, foi assinado um acordo com a Irmandade de Santa Eufémia de Matos, com o objetivo de recuperar o Altar-Mor da Igreja.
Já na Freguesia de Calde, protocolo estabelecido com a Fábrica da Igreja para obras na Igreja Paroquial que vão permitir a substituição do telhado, o isolamento da parede lateral da torre sineira e o restauro das portas.
Quanto à Freguesia de Cavernães, foram celebrados quatro protocolos com a Fábrica da Igreja Paroquial, que vão permitir a reabilitação do Altar de Santa Iria, em Passos, a construção de uma ponte metálica entre a Casa Paroquial e o Passeio da Estrada da Igreja.
Foi, ainda, assinado um protocolo com a Associação União das Gerações para obras no telhado e recinto da associação, bem como com a Escola – Associação de Silvares de Cavernães, para obras de conservação da sede.
Na Freguesia de Côta, assinado um acordo com a Associação Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Nogueira de Côta, que estabelece um apoio financeiro para medidas de autoproteção na sede da associação.
“Reforçamos o compromisso com as nossas Freguesias e Associações locais, garantindo que os recursos chegam a quem está no terreno a trabalhar pela comunidade”, destacou o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, acrescentando que estes 105 mil euros de investimento, “mais do que apoio financeiro, são um sinal da confiança e da proximidade que queremos continuar a fortalecer”, frisou.