O dia 21 de setembro marca o encerramento das Comemorações do Centenário da primeira Viagem Aérea Portugal-Macau (1924-2024), em Vila Nova de Milfontes, numa homenagem histórica ao feito pioneiro da aviação portuguesa. Esta celebração conta com a colaboração do Município de Odemira, da Força Aérea Portuguesa e da Universidade do Porto.

O evento homenageia os aviadores Brito Paes, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia, que em 1924 realizaram a épica travessia entre Portugal e Macau, um marco internacional na história da aviação. Desde abril, as comemorações têm sido realizadas em parceria com entidades nacionais e internacionais, incluindo as famílias dos aviadores, e culminam agora no concelho de Odemira, terra natal do Comandante Brito Paes.

O programa inicia-se às 11h00, com uma visita ao local de descolagem da histórica viagem, no Campo dos Coitos, em Vila Nova de Milfontes. A visita será guiada pelo historiador António Quaresma, e contará com a passagem de aviões da Força Aérea. Segue-se, às 12h30, uma cerimónia de descerramento de uma placa comemorativa no Largo da Barbacã, em homenagem ao feito.

Durante a tarde, a partir das 15h00, as atividades prosseguem no Colégio Nossa Senhora da Graça, onde será realizada uma Mesa de Conferências. Moderada por Isabel Morujão, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), as conferências abordarão temas como “De Portugal a Macau – A viagem”, pelo Coronel Carlos Mouta Raposo, “Regresso a Milfontes. O momento ‘humilde e grande’ da consagração”, por António Quaresma, e “Milfontes porquê? – homenagem a um tempo da aviação pioneira”, por Henrique Henriques-Mateus.

Às 16h30, será lançado o livro “De Portugal a Macau – A Viagem do Pátria, de Sarmento de Beires”, uma edição bilingue (português e mandarim) de Isabel Morujão e Rita Pina Brito. O lançamento será acompanhado pela oferta de um Postal Inteiro de Correios alusivo ao Centenário, pela CTT Correios de Portugal. Às 17h30, será apresentada a edição especial de vinho branco comemorativo do Centenário, produzido pela Adega dos Nascedios.

O encerramento oficial das comemorações terá lugar no Jardim Público de Vila Nova de Milfontes, às 20h30, com a exibição do documentário “Portugal-Macau 1924-2024”, realizado por Diogo Vilhena. A noite terminará com um espetáculo musical da Banda de Música da Força Aérea, acompanhada pela fadista Joana Luz.

Entre outubro e novembro, a Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, acolherá a exposição itinerante “Portugal na aventura de voar”, que inclui objetos como a hélice do avião “Pátria”, troféus e fotografias.

As comemorações do centenário tiveram início no Museu do Ar, em Sintra, a 7 de abril, e decorreram em várias localidades, incluindo Porto, Macau e Hong Kong, destacando-se a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro.

Vila Nova de Milfontes encerra assim uma série de eventos que não só homenageiam os heróis da aviação portuguesa, mas também destacam o impacto internacional da histórica viagem Portugal-Macau.