No próximo dia 24 de julho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) celebra o Dia dos Avós com um evento especial que homenageia seniores centenários do concelho. A iniciativa insere-se nas comemorações do Ano Jubilar da Esperança e dos 100 anos da elevação de Vila Real a cidade, num momento que concilia memória, solidariedade e identidade.

Sob o mote Dia dos Avós – 100 anos de Vila Real, 100 anos de vida e solidariedade, o evento reunirá dezenas de seniores no átrio da Biblioteca Central da UTAD, para prestar uma homenagem especial aos idosos centenários que ao longo da vida testemunharam vivências e experiências, cujas memórias refletem a essência e a história da cidade.

A iniciativa pretende também valorizar o trabalho das instituições de solidariedade social de Vila Real, cujo papel tem sido fundamental no cuidado aos mais idosos. Diariamente, os profissionais destas instituições promovem a dignidade, o bem-estar e a preservação da memória daqueles que moldaram a identidade local. São, por isso, pilares essenciais para manter viva a história da cidade.

Este ano de 2025 marca o centenário da cidade de Vila Real, cujo ponto alto decorreu no dia 20 de julho. A UTAD associa-se às celebrações, reconhecendo as transformações significativas que ocorreram ao longo do tempo, mantendo, no entanto, a calorosa tradição e identidade que a caracteriza.

Julho é, simbolicamente, o mês dos avós, um tempo de reconhecimento pela sabedoria, afeto e legado que transmitem. Neste contexto, o Ano Jubilar da Esperança reforça a importância dos avós como símbolos de fé, força e otimismo, que inspiram a comunidade e renovam a esperança no futuro.

O programa do evento inclui momentos de homenagem aos centenários, como recitação de poesia, entrega de lembranças e momentos musicais.