
Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior tiveram que realizar um parto esta sexta-feira, em plena Autoestrada 1, ao quilómetro 110, próximo de Fátima, quando a parturiente que transportavam entrou em trabalho de parto e o bebé nasceu.
O caso foi tornado público pela Liga dos Bombeiros Portugueses, que realça que este é mais um dos muitos partos que têm sido feitos nas ambulâncias dos bombeiros portugueses.
Neste caso, os bombeiros dirigiam-se para o Hospital de Santo André, em Leiria, depois de terem recebido indicações do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), dadas as indisponibilidades das maternidades dos hospitais de Santarém, Vila Franca e Xira e Caldas da Rainha.
A chamada de alerta chegou à central dos bombeiros de Rio Maior, pelas 06.36 horas, para uma parturiente de 26 anos, residente na Ribeira de São João, que entrava em trabalho de parto.
A avaliação feita pela equipa médica da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital de Santarém, entendeu que o parto não estaria iminente, o que levou a que os três bombeiros, Ruben Carvalho, Alfredo Moura e Pedro Feliciano, seguissem rumo a Leiria com a futura mãe.
Pelas 07.46 horas, os três bombeiros tiveram que ajudar a nascer uma menina, que não esperou pela chegada ao hospital, e os surpreendeu em plena autoestrada.
Os três bombeiros realizaram o parto com normalidade, e sem apoio médico, que tiveram no hospital, onde se confirmou que tudo correu bem, com mãe e bebé em ótimo estado de saúde.