O Hospital de Famalicão vai integrar, a partir de terça-feira, dia 12 de novembro, o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, com o objetivo de diminuir a pressão nas urgências. Este sistema inova ao assegurar que apenas os doentes referenciados pela linha SNS24 se desloquem ao hospital para atendimento urgente.

Assim, os utentes são orientados a recorrer ao serviço de urgência apenas depois de serem encaminhados pelo SNS24, exceto nos casos levados pela emergência médica e pelos cuidados de saúde primários. Nos casos em que a situação não é considerada urgente, os utentes serão reencaminhados para consultas no centro de saúde, com marcação para o próprio dia ou para o dia seguinte.

Com este sistema de triagem pré-hospitalar, espera-se reduzir a pressão sobre as urgências, dando prioridade aos casos mais graves e melhorando o tempo de espera e o atendimento para os utentes.