A Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis organizou hoje, sábado 24 de maio, a Festa da Família, que juntou os utentes da entidade aos seus familiares. O evento, que quis celebrar o Dia Internacional da Família que se comemora a 15 de maio, contou ainda com a inauguração da exposição “Entre o Passado e o Presente” que pretende celebrar a Mulher.

E foi mesmo com esta exposição que a Santa Casa oliveirense arrancou com a programação. “Entre o Passado e o Presente “ pretende sensibilizar para a importância do respeito e valorização das pessoas mais velhas, bem como captar rugas ou outras alterações que o tempo vai marcando nos rostos das utentes da instituição. A iniciativa era para ter acontecido a 8 de março, a propósito do Dia Internacional da Mulher, mas a maciça participação por partes das utentes obrigou a adiar a iniciativa, como explicou a animadora sociocultural, Cláudia Vieira: “Tivemos muita adesão por parte das nossas séniores o que nos obrigou a adiar a exposição para maio porque é o mês da de Maria e mês das mães, também. O motivo da exposição é também simbólico com a festa de hoje porque a mulher teve sempre um papel muito importante e ligado à família”.

A exposição conta com vários quadros de duas fotografias cada um, uma com uma fotografia antiga, a preto e branco, de uma utente e outra a cores da atualidade. Para a sessão fotográfica as mulheres da Santa Casa de Oliveira de Azeméis tiveram direito a uma série de mordomias dignas de modelo, algo que as agradou bastante. “Esta exposição não é só uma homenagem às nossas mulheres. É olharmos a velhice de uma outra forma, porque as nossas utentes sentem-se valorizadas com estas atividades, porque temos que maquilhá-las, penteá-las e é um aumento da autoestima”, testemunhou Cláudia Vieira que aproveitou ainda para rematar com um apelo à experiência, “temos que aceitar a velhice e nem sempre isso é fácil. Cada ruga que temos conta uma história, uma história diferente, individual e única”.

A Festa da Família seguiu depois para cima do palco, com animação musical. Os utentes da Santa Casa da Misericórdia foram animados com as atuações dos “Irmãos Vasconcelos”, irmãos de uma utente, e de Sasha que, como confirma Filipa Costa, animadora sociocultural da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, se mostraram um verdadeiro sucesso: “Houve pessoas a cantar, a dançar. Foi um momento muito bonito com fraternização. Acho que todos adoraram”.

A Festa da Família é uma das atividades regulares na programação anual da Santa Casa oliveirense.