A sinalização turístico-cultural relativamente à Rota do Românico foi reforçada com 60 sinais.

Entre os novos objetivos sinaléticos, fonte da Rota informa que foram instalados cinco painéis em três vias rápidas da região – “as autoestradas A11, em Lousada, a A24, em Castro Daire, e a estrada variante à EN224, em Castelo de Paiva”.

“O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, o Mosteiro de Cárquere, em Resende, o Marmoiral de Sobrado, em Castelo de Paiva, e a Igreja de Tarouquela, em Cinfães, foram os destinos sinalizados naquelas vias”, acrescenta a mesma fonte.

De acordo com a Rota, a sinalização turística e cultural da Rota do Românico, que inclui cerca de 2700 sinais distribuídos pela rede viária nacional, regional e municipal dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, desempenha um papel “fundamental na captação e orientação dos visitantes e turistas”.

Mais se informa que os trabalhos de sinalização em causa enquadram-se num projeto cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.