A Rota de Megalitismo de Viseu Dão Lafões já integra a rede internacional Megalithic Routes, uma associação cultural sem fins lucrativos que promove a valorização e conservação do património megalítico na Europa.

A adesão foi proposta pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e contou com o apoio da Universidade do Algarve, tendo sido aprovada durante a Assembleia Geral anual desta rede que se dedica à proteção deste legado milenar.

Com esta integração, a região de Viseu Dão Lafões passa a fazer parte da Rota Europeia da Cultura Megalítica, que é reconhecida pelo Conselho da Europa, envolvendo museus, geoparques, investigadores e entidades turísticas de países como Portugal, Espanha, Alemanha, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Turquia e Países Baixos.

A associação Megalithic Routes tem como missão ligar, através de rotas culturais, alguns dos monumentos mais antigos da Europa, promovendo não só os próprios sítios arqueológicos, mas também as paisagens e as comunidades que os envolvem. A rota europeia realça o papel central que os monumentos megalíticos tiveram na formação das paisagens culturais, simbolizando os primeiros esforços das comunidades humanas para moldar o território e criar vínculos com a natureza.

Paralelamente a este reconhecimento europeu, foi aberto um procedimento para a Classificação Nacional de 18 Monumentos Megalíticos do Grupo de Viseu Dão Lafões – o chamado “Grupo de Viseu”. A decisão, publicada em maio em Diário da República, garante desde já a proteção legal deste património, nos termos da Lei de Bases do Património Cultural, enquanto se desenvolve o processo formal de classificação.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.