
Na noite de sexta-feira, 18 de julho, o Largo do Seminário (Praça Marquês Sá da Bandeira), em Santarém, será palco de um espetáculo especial que reúne a reconhecida cantora Rita Redshoes com os músicos da Sociedade Filarmónica Alcanedense. O concerto tem início marcado para as 22h00 e promete uma fusão singular entre a sonoridade pop e a tradição filarmónica.
Convidada especial da banda sediada em Alcanede, Rita Redshoes iniciou a sua carreira no início dos anos 2000 como vocalista e teclista da banda independente AtomicBees. Em 2008 estreou-se a solo, tendo desde então lançado cinco álbuns de originais. Ao longo do seu percurso artístico, colaborou em bandas sonoras para teatro e cinema e trabalhou com diversos nomes consagrados da música portuguesa, como Fernando Tordo, GNR, David Fonseca e Noiserv.
A Sociedade Filarmónica Alcanedense, anfitriã deste encontro musical, foi fundada em maio de 1898 por iniciativa do padre João Rebelo, então pároco de Alcanede, que teve um papel determinante na formação musical de várias gerações. Com mais de 125 anos de história, a banda tem atualmente cerca de 50 elementos e uma Academia de Música, sendo dirigida pelo maestro Renato Tomás. Ao longo do seu percurso, a SFA contou com a liderança artística de maestros como Joaquim Lopes, Simões Ribeiro, João Monteiro, João Manuel Pinote, João Vieira Crespo e Alberto Lages.
O espetáculo, de entrada livre, será um momento de celebração da música portuguesa e do talento coletivo, reunindo numa só noite tradição, inovação e diferentes gerações de músicos.