
A Infraestruturas de Portugal (IP) já assinou o contrato para a empreitada de reabilitação e alargamento da EN222 em São João da Pesqueira, no distrito de Viseu.
Trata-se de um troço com uma extensão de cerca de 17 quilómetros inserido em plena Região Demarcada do Douro, numa área classificada pela UNESCO como Património Mundial – Alto Douro Vinhateiro.
O momento foi assinalado numa cerimónia, que se realizou ao início da tarde desta sexta-feira na sede da IP em Almada, e contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, do presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz e do presidente da Câmara de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro.
Esta intervenção, com um investimento de 10,8 milhões de euros, tem origem na RCM n.º 69/25, de 20 de março, que determinou a necessidade de implementar um conjunto de investimentos considerados essenciais para melhorar as acessibilidades a áreas de acolhimento empresarial e ao aumento da capacidade da rede rodoviária, no qual se destaca esta intervenção.
A empreitada desenvolve-se no troço entre a Ponte das Bateiras, no entroncamento com a EN323, e a rotunda à entrada de São João da Pesqueira, que será objeto de uma beneficiação geral da via, com retificação de curvas com menor visibilidade e alargamento pontual da plataforma rodoviária.
Segundo a IP é um investimento que pretende responder às necessidades reais das populações, melhorar a segurança da circulação, reduzir os tempos de percurso e valorizar um território de enorme riqueza paisagística e produtiva.
O contrato assinado só poderá produzir efeitos após a concessão de Visto pelo Tribunal de Contas.