A CCDR Norte, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Associação de Municípios do Vale do Sousa (Valsousa) assinam esta quinta-feira, 17 de abril de 2025, às 17h00, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, um protocolo de cooperação interinstitucional que visa a reestruturação e expansão do projeto Rota do Românico, agora no âmbito da iniciativa Rotas do Norte.

O acordo tem como objetivo a estruturação, desenvolvimento, dinamização e promoção da Rota “Românico a Norte”, projeto classificado como estratégico nos Planos de Ação da Cultura e do Turismo NORTE 2030. A nova fase da rota prevê o alargamento do itinerário a toda a região Norte, reforçando a sustentabilidade, a capacidade de internacionalização e a afirmação da marca Rota do Românico.

Atualmente, a Rota do Românico integra 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

O novo modelo institucional proposto prevê a adequação à escala regional e aos desafios de viabilidade e sustentabilidade, com base nos princípios definidos pela Comissão de Gestão das Rotas do Norte, nomeadamente os Critérios de Adesão e de Reconhecimento e os Termos Referenciais do Procedimento de Atribuição do Selo Rotas do Norte.

A assinatura do protocolo insere-se nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril.

Mais informações disponíveis em:

https://www.ccdr-n.pt

https://www.rotadoromanico.com