O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um aumento gradual da temperatura até ao dia 31 de maio, com valores superiores a 33/35°C na maior parte do território nacional.

Em comunicado emitido esta tarde, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civill (ANEPC) alerta para o facto de o vento soprar do quadrante norte, mais intenso na faixa costeira a norte do Cabo Raso durante a tarde de hoje, dia 27, com tendência a rodar gradualmente para leste.

Haverá ainda humidade relativa do ar inferior a 30 por cento no interior durante a tarde, alargando-se a todo o território a partir de 28 de maio, assim como moites tropicais no interior das regiões Centro e Sul entre os dias 29 e 31 de maio.

Estas condições “aumentam significativamente o risco de incêndio rural, especialmente no interior Norte e Centro e na região Sul”, sublinha a ANEPC.

A ANEPC recomenda a “adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período”.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR/25) encontra-se ativado, com cerca de 8.900 operacionais mobilizados, apoiados por mais de 1.800 veículos e 33 meios aéreos.