
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. (CCDR LVT, I.P.) e o OPART/Teatro Nacional de São Carlos apresentaram, recentemente, o programa “Filarmonia”. Trata-se de uma iniciativa pioneira de capacitação artística e organizacional, dirigida às bandas filarmónicas e sinfónicas da Região de Lisboa e Vale do Tejo.
Este programa, de caráter plurianual, pretende reforçar o papel das bandas enquanto estruturas de formação musical, coesão comunitária e criação artística. Na sua primeira edição, prevê apoiar até 10 bandas da região, escolhidas com base em critérios de representatividade e equilíbrio territorial. As candidaturas decorrem entre 16 de julho e 14 de agosto. Os resultados serão divulgados a 1 de outubro.
Na sessão pública de apresentação, que teve lugar nas instalações do OPART/TNSC, no Largo da Boa Hora, em Lisboa, Teresa Almeida, Presidente da CCDR LVT, destacou o caráter estratégico da iniciativa, sublinhando que “esta colaboração nasce de uma visão partilhada, a de que a cultura deve ser acessível, enraizada nos territórios, mobilizadora e transformadora”.
Teresa Almeida realçou ainda o papel essencial das bandas como “berço fértil de talentos”, lembrando que a Região de Lisboa e Vale do Tejo concentra mais de 220 bandas filarmónicas, o que corresponde a cerca de um quarto do total nacional, segundo dados da Confederação Musical Portuguesa.
Por sua vez, Conceição Amaral, Presidente do OPART/TNSC, evidenciou o envolvimento direto da Orquestra Sinfónica Portuguesa, que irá colaborar através da partilha de experiência, realização de masterclasses e ações no território. Conceição Amaral referiu que esta colaboração permitirá à Orquestra sair “da sua zona de conforto, as salas de ensaio e os palcos, para estar ao lado das associações”.
O Presidente da Confederação Musical Portuguesa, Martinho Caetano, salientou o simbolismo e relevância do projeto, afirmando que “é com grande satisfação que acompanhamos, como entidade parceira, este programa Filarmonia, que só o seu nome já é uma homenagem às nossas bandas filarmónicas”.
O programa inclui ações formativas, masterclasses com músicos da Orquestra Sinfónica Portuguesa, atividades de mediação cultural e apoio à estruturação e sustentabilidade das bandas participantes. Aplica-se às estruturas musicais dos 52 municípios que integram a Região de Lisboa e Vale do Tejo.
O regulamento, aviso de abertura e formulário de candidatura estão disponíveis no site da CCDR LVT: www.ccdr-lvt.pt.