O Comando Distrital de Leiria informa que no passado fim de semana, através da Esquadra de Peniche, procedeu à detenção de um cidadão, com 31 anos de idade, por violência doméstica.

Na noite da passada sexta-feira foi recebido um pedido de auxílio, via linha de emergência 112, relativa a situação de violência doméstica entre casal com agressões a decorrer, informa hoje em nota a PSP de Leiria.

“Na sequência do fim do relacionamento recente que mantinham e não satisfeito com a situação, o referido homem entrou na residência da vítima, tendo-a agredido, partindo alguns objetos que ali se encontrariam e abandonado o local de seguida”, salienta.

De realçar que o suspeito “voltou à residência, mais tarde, tendo saltado o muro do quintal e partido uma janela da cozinha para o efeito, onde encetou uma nova discussão com a vítima e ameaçando-a de morte”.

“Já com a presença da PSP no local voltou-o a fazer. Face ao exposto, devido a todo o histórico conhecido, ao cenário reportado pela vítima e ao presenciado pela polícia, foi concretizada a detenção do suspeito e desenvolvidas no imediato um conjunto de diligências, com vista à cabal recolha de prova atendendo a que se trata de crime de investigação prioritária, violência doméstica, e cujo autor apresenta antecedentes criminais”. frisa ainda a polícia.

“Neste âmbito, esclarece-se que o mesmo, com um longo historial criminal por furtos e agressões, entre outros crimes, já cumpriu pena efetiva de prisão, mantinha um relacionamento altamente tóxico com a vítima, de 47 anos de idade, marcado pelo alcoolismo e consumo de substância ilícitas, que culminava em agressões verbais e físicas, existindo situações de violência doméstica registadas anteriormente”, explica.

Após ser presente à autoridade judiciária competente, no dia seguinte, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva, bem como a proibição de contactos com a vítima por qualquer meio, tendo sido conduzido ao estabelecimento prisional.

“Com esta ação policial, cujo desfecho cremos ter dependido integralmente da rapidez da nossa intervenção, o Comando Distrital de Leiria reforça a tranquilidade pública da comunidade residente e que diariamente protege”, sublinha a PSP.

“Reiteramos que nos manteremos com especial atenção a este e qualquer outro fenómeno que afete a segurança dos nossos concidadãos, aproveitando ainda para apelar a toda a população para a necessidade de comunicação e participação às autoridades de quaisquer atitudes e comportamentos que considerem suspeitos, pois será um forte contributo para o combate ao crime de modo mais eficaz e, assim, incriminar os seus responsáveis”, diz a concluir.