Luís Loures, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre e vice-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), foi reeleito para um novo mandato de dois anos no Conselho Executivo da European Association of Institutions in Higher Education (EURASHE).

A eleição decorreu no âmbito da assembleia geral da EURASHE, que teve lugar em Portalegre, antecedendo a 34.ª Conferência Anual da associação, dedicada ao tema «Lugar, Conhecimento, Competências: Universidades de Ciências Aplicadas impulsionam a competitividade regional». O encontro reúne, até amanhã, diversos responsáveis de instituições de ensino superior e decisores políticos para debater os desafios atuais do setor.

O CCISP sublinha que a reeleição de Luís Loures «robustece o posicionamento dos politécnicos portugueses junto dos congéneres europeus» e valoriza as ações de internacionalização promovidas pelo organismo, com impacto em países de língua oficial portuguesa, no continente americano e na Europa.

As missões internacionais do CCISP têm incidido em áreas como a investigação aplicada, a transição digital e a economia verde, procurando igualmente atrair estudantes e talentos internacionais para o ensino superior politécnico em Portugal.

Para Luís Loures, esta recondução representa «uma renovação do voto de confiança depositado há dois anos e um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo CCISP e pelas instituições portuguesas na promoção internacional do Ensino Superior Politécnico».

A EURASHE, fundada em 1990, em Patras (Grécia), é a entidade representativa das instituições europeias de ensino superior politécnico e profissional, promovendo a valorização desta via de formação académica no espaço europeu.