A Câmara Municipal de Paredes está a promover uma nova edição do Prémio de Artes Plásticas Henrique Silva, uma iniciativa destinada a incentivar a produção artística no domínio das artes plásticas em Portugal. As inscrições estão abertas e a primeira fase de seleção decorre até 31 de maio de 2025.

O concurso admite obras inéditas, sendo que cada artista pode submeter apenas uma obra. A avaliação das candidaturas será realizada por um júri composto por três elementos de reconhecido mérito nas artes plásticas e um representante da Câmara Municipal de Paredes, que presidirá sem direito a voto.

O prémio, que homenageia o artista Henrique Silva, natural de Paredes, contempla três distinções:

  • 1.º prémio: 1.000 euros
  • 2.º prémio: 500 euros
  • 3.º prémio: 250 euros

Os trabalhos a concurso devem ser enviados por e-mail para cultura@cm-paredes.pt até ao final do prazo de candidatura. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da autarquia: https://www.cm-paredes.pt/pages/1532

Henrique Silva (n. 1933, Paredes) teve um percurso académico e artístico de relevo, com formação em Paris, licenciatura pela Université de Paris VIII, e doutoramento em Média-Arte Digital. Desempenhou cargos de direção em várias instituições culturais e educativas e expôs o seu trabalho em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Estados Unidos, entre outros países. Foi cofundador da Bienal de Cerveira, diretor da Escola Superior Gallaecia e bolseiro da Fundação Gulbenkian.

O Prémio de Artes Plásticas que leva o seu nome visa preservar o legado artístico e valorizar novas expressões visuais no panorama nacional.