
A região do Alentejo registou uma subida de 12,1% no preço das casas à venda em abril de 2025, face ao mesmo mês do ano anterior. A informação consta do mais recente índice de preços imobiliários divulgado pelo idealista.
De acordo com os dados, o preço por metro quadrado no Alentejo fixou-se nos 1.690 euros, sendo esta uma das regiões com valores médios mais baixos do país. Ainda assim, foi a segunda com maior valorização anual, apenas atrás dos Açores (14,8%).
Entre os distritos alentejanos, Évora registou a maior subida homóloga (15,4%), com o preço médio por metro quadrado a atingir os 1.476 euros. Seguem-se Beja e Portalegre, ambos com uma valorização de 13,4%. Em termos absolutos, os preços nestes dois distritos continuam entre os mais baixos de Portugal continental, com Beja a apresentar um valor médio de 1.246 euros/m2 e Portalegre 821 euros/m2.
Nas capitais de distrito, Beja destacou-se com a maior subida de preços do país, com um aumento de 27,5% em relação a abril de 2024. Também Évora registou um crescimento expressivo, de 9,9%. Em Portalegre, os preços mantiveram-se praticamente estáveis, com uma variação de apenas 0,7%.
Apesar destas subidas, os valores praticados no Alentejo continuam abaixo da média nacional, que se fixou nos 2.817 euros/m2. Lisboa mantém-se como a cidade mais cara para comprar casa (5.615 euros/m2), seguida do Porto (3.741 euros/m2) e de Faro (3.176 euros/m2).
O índice de preços do idealista baseia-se nos valores medianos dos anúncios de venda publicados na plataforma, excluindo imóveis com preços fora de mercado ou sem interação relevante por parte dos utilizadores.