Poucos serão os que não conhecem a saga de Harry Potter, se não por terem lido as aventuras do jovem feiticeiro de J.K. Rowling, pelo menos por verem visto algum dos filmes (ou todos, claro).

O sucesso das histórias levou a rede televisiva americana HBO (Home Box Office), a avançar com a produção de uma série original baseada na saga Harry Potter, que será filmada nos estúdios da Warner Bros. em Leavesden, no Reino Unido, onde os filmes também foram filmados.

A produção está a cargo de Francesca Gardiner e a direção por Mark Mylod, e a estreia esteve prevista para 2027, com a autora envolvida no processo como produtora executiva.

No entanto, após o anúncio do elenco, a polémica estalou entre a autora e a produtora, e já envolve também os fãs do mundo mágico, devido à escolha do actor para a personagem mais odiada (e depois amada) da série, o professor Severus Snape.

Na saga original, o personagem foi interpretado pelo falecido Alan Rickman, e a sua interpretação do severo (e injusto) professor conquistou todos os espectadores.

Na nova versão da história, este papel será atribuído ao actor Paapa Essiedu, o que não agradou nem a J.K. Rowling, que acusou a produtora de lhe «ter roubado a história», ao avançar com um elenco que a autora não autorizou, levando-a mesmo a ameaçar com um processo contra Mark Mylod para retomar o controlo total da marca ‘Harry Potter’.

Mas não é só a autora a estar descontente com esta escolha, também os fãs não concordam com Paapa Essiedu para interpretar o Professor Snape.

Desde que a escolha foi conhecida, a sede da HBO recebeu mais de 30.000 cartas exigindo uma nova escolha, e as redes sociais encheram-se de hashtags ‘NotMySnape’ nas redes sociais da produtora.

Em declarações à imprensa, o presidente da HBO, Casey Bloys, afirmou que «a série não vai ser moldada pelas opiniões pessoais de J.K. Rowling», garantindo que «a prioridade é adaptar os livros e manter o foco na narrativa».