O Museu Monsenhor Nunes Pereira, na aldeia de Fajão, no concelho de Pampilhosa da Serra, está a preparar, em parceria com o comércio local, um programa diferenciador para celebrar a entrada no ano novo, anuncia hoje em nota a autarquia.

Num lugar onde o céu e a terra se encontram em histórias e mistérios, o evento “A Um Cortiço do Céu”, oferece, nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, uma “viagem fascinante entre o mundo das lendas locais e os segredos do Cosmos”, frisa o município.

O dia 31 é dedicado aos “encantos, mistérios e tradições da Região. Em plena noite de Réveillon, as narrativas antigas ganham vida sob a imensidão do universo, trazendo à tona os mitos locais e as figuras que marcaram a história de Fajão”. O programa deste dia inclui a tradicional Feira Franca, serenatas à solta, uma carroça de tapas itinerante, um jantar de fim de ano, um concerto com Da Cruz One Man Band e ainda fogo de artifício.

No 1º dia do ano, astrónomos e especialistas farão a ponte entre a ciência e os mitos, desvendando estrelas e planetas enquanto as lendas da região se entrelaçam com a descoberta cientifica do firmamento. A palestras “Astros e Tradições”, uma visita ao Quiosque do projeto Geoscope e uma sessão de observação astronómica, são alguns dos destaques.

O evento com o apoio da Agência para o Desenvolvimento Turística das Aldeias do Xisto (ADXTUR), do Município de Pampilhosa da Serra e da Junta de Freguesia de Fajão-Vidual.

Para mais informações: 923 519 880 (Museu Monsenhor Nunes Pereira) ou museumonsenhornunespereira@gmail.com

Programa completo:

Dia 31 de dezembro

11:00 – Feira Franca de Fajão

17:00 às 20h00 – Serenatas à Solta e Carroça de Tapas Itinerante (degustação de produtos regionais) – Adro da Igreja e Café “O Juiz”

20:00 – Jantar de fim de ano – Restaurante “O Pascoal”

23:00 – Concerto com Da Cruz One Man Band

00:00 – Fogo de Artifício

01:00 – Serenatas à Solta no Café “O Juíz” – Carroça de Tapas Itinerante