O Papa Leão XIV pediu hoje aos funcionários da Santa Sé e da Cúria Romana que desempenhassem as suas funções “sem preconceitos” e com “uma boa dose de humor”, seguindo o exemplo do Papa Francisco.

O pedido foi feito durante uma audiência na Sala Paulo VI, onde o pontífice aproveitou a ocasião para agradecer aos colaboradores do Vaticano pelo seu trabalho.

Ao início da audiência, o Papa recordou os dois anos que passou à frente do Dicastério para os Bispos, após ter sido nomeado pelo Papa Francisco. Leão XIV, que antes serviu como missionário no Peru, afirmou que a sua experiência missionária foi fundamental na sua vocação pastoral e que nunca poderia agradecer o suficiente a Deus por este dom.

“Todos nós devemos trabalhar para construir pontes, ser uma Igreja missionária, sempre aberta a acolher todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do nosso diálogo e do nosso amor”, afirmou o Papa, destacando que a missão da Igreja começa no dia a dia e nas atitudes de cada um, especialmente no ambiente de trabalho.

O Papa também ressaltou a importância de superarmos os mal-entendidos com “paciência e humildade”, colocando-nos no lugar do outro. Além disso, destacou que o bom ambiente de trabalho pode ser promovido com humor, tal como ensinou o Papa Francisco.

Leão XIV foi recebido com uma longa ovação por parte dos funcionários do Vaticano, e em tom descontraído brincou: “Se os aplausos forem mais longos do que o discurso, então terei de fazer um discurso mais longo. Tenham cuidado”.

A sua chegada à Cúria Romana é aguardada com grande expectativa, especialmente tendo em conta o contexto financeiro e administrativo do Vaticano, que continua a enfrentar dificuldades, incluindo um défice orçamental e escândalos de desvio de fundos.

A sua liderança será também observada de perto devido à sua experiência prévia na Cúria e ao seu papel crucial na nomeação dos bispos a nível mundial.