
O Município de Ourique tem em vista um investimento de quatro milhões de euros em habitação a «custos acessíveis», no âmbito da Estratégia Local de Habitação.
A confirmação foi dada em declarações ao nosso jornal por Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal, que revelou que já estão em fase de concurso público duas obras.
Neste momento, «está praticamente concluída a adjudicação da requalificação de 39 fogos no bairro do Rosal», contemplando um investimento de um milhão de euros, financiado pelo PRR.
Está também lançado o concurso para a «a adaptação de um edifício no centro da vila, a antiga Casa dos Médicos, que irá criar cinco habitações», representando também um milhão de euros.
Contudo, está ainda previsto o lançamento dos processos concursais para «dois edifícios», que estão em fase de conclusão dos projetos, que irão representar um investimento de mais dois milhões.
«São essencialmente reabilitação de edifícios no centro da vila para habitação», de acordo com o autarca, pois «existe um conjunto de edifícios degradados, alguns deles propriedades da câmara, e que nós identificámos com potencial para a habitação».
Confessou também «já há famílias identificadas dentro daquilo que são os requisitos que este mesmo conjunto de habitações pode dar resposta».
Marcelo Guerreiro sublinhou que esta é uma área com «fragilidades» no concelho e que pretende «contribuir positivamente com habitação pública» nesse sentido.
«Queremos resolver o problema da habitação e por isso, tivemos um período de preparar a estratégia, de preparar os projetos e agora de lançar os concursos», acrescentou.
Disse ainda que espera concluir estes quatro projetos «dentro do próximo ano».