O Comando Territorial de Aveiro da GNR desmantelou ontem, 1 de julho, uma rede de tráfico de estupefacientes que operava no norte do distrito de Aveiro e na área metropolitana do Porto, resultando na detenção de 13 pessoas — 11 homens com idades entre os 25 e os 50 anos e duas mulheres de 26 e 45 anos.

A operação, batizada de “Balloon”, foi o culminar de uma investigação que decorria há sete meses. Durante esse período, as autoridades apuraram que os suspeitos agiam em rede para a distribuição de estupefacientes, em especial na zona norte de Aveiro.

Foram realizadas 18 buscas, das quais 15 domiciliárias e três em veículos, e cumpridos oito mandados de detenção. A ação permitiu apreender um elevado volume de droga: 30 742 doses de heroína, 3 795 de cocaína e 549,46 de haxixe. Foram também apreendidas cinco pistolas, um revólver, uma caçadeira, dois bastões extensíveis, duas soqueiras, 182 munições, 283 botijas de óxido de nitroso de 2 quilos cada, seis viaturas ligeiras, 15 875 euros em dinheiro e diverso material de corte e embalamento.

Os 13 detidos estão hoje a ser presentes ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santa Maria da Feira para aplicação das medidas de coação.

A operação teve lugar nos distritos de Aveiro e do Porto, nos concelhos de Santa Maria da Feira, Gondomar, Penafiel, Vila Nova de Gaia e Porto. Contou com 66 militares da GNR das áreas de investigação criminal, serviço territorial e intervenção, dos Comandos Territoriais de Aveiro e Porto e da Unidade de Intervenção. Teve ainda o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).