
O município de Oeiras reafirma o seu compromisso com a habitação e a qualidade de vida dos seus residentes ao lançar dois novos programas habitacionais, com um investimento total superior a 24 milhões de euros, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As cerimónias de colocação da primeira pedra dos projetos de Leceia e Terra do Moinho, realizadas esta segunda-feira, 18 de novembro, reforçaram o esforço do concelho em garantir habitação digna para as suas comunidades.
O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Costa, e de outros membros do Executivo Municipal. Durante a cerimónia, foram assinados documentos pelos intervenientes que, posteriormente, foram selados numa cápsula do tempo, marcando simbolicamente o início dos empreendimentos.
Habitação em Leceia: 96 casas para apoiar famílias
O projeto de habitação municipal em Leceia, Barcarena, irá proporcionar 96 novos fogos, distribuídos por 24 tipologias T1, 48 T2 e 24 T3. Este empreendimento representa um investimento de 20,8 milhões de euros, sendo cofinanciado pelo PRR.
“É sempre uma alegria e um privilégio lançar primeiras pedras, como acontece quando fazemos entrega de chaves. Esta é a confirmação do compromisso de Oeiras com a habitação e a qualidade de vida dos seus munícipes”, destacou Isaltino Morais.
Terra do Moinho: nova vida para Porto Salvo
Já em Porto Salvo, o Programa Habitacional da Terra do Moinho prevê a construção de 17 fogos: 5 T0 e 12 T2. Com um investimento de 3,3 milhões de euros, também financiado pelo PRR, este projeto visa revitalizar a zona, trazendo benefícios para a dinâmica urbana, o comércio e os serviços locais.
“Esta obra vai contribuir para a dinâmica urbana, o comércio e os serviços, trazendo uma vida diferente aos moradores deste bairro”, acrescentou Isaltino Morais.
As iniciativas destacam-se não apenas pelo impacto direto nas condições de habitação, mas também pelo contributo para o desenvolvimento económico e social dos bairros abrangidos.