O Município de Odemira deu início a uma nova fase da sua estratégia municipal para a Educação, assente numa abordagem inovadora, participativa e integrada, que visa promover o bem-estar, a inclusão e a valorização do território. Designada OdeTE 2.0 – Odemira Território Educativo, esta nova etapa representa uma evolução do programa iniciado em 2015 e assenta em quatro grandes eixos estratégicos: os atuais desafios da sociedade, saúde e bem-estar físico e mental, atração e vinculação ao território, e legado para as próximas gerações.

A apresentação pública do OdeTE 2.0 decorreu no passado dia 28 de maio, no Quintal da Música, em Odemira, num ambiente de forte participação da comunidade educativa e das entidades locais com intervenção nas áreas da infância, juventude, inclusão e desenvolvimento territorial.

Uma estratégia assente em oito eixos temáticos

O programa OdeTE 2.0 estrutura-se em oito eixos fundamentais, que refletem uma visão abrangente e integrada sobre a educação:

  1. Estilos e Hábitos de Vida Saudável e com Propósito
  2. +Inclusão
  3. Eu e Outra/os, Nós
  4. Equidade Social, Justiça Intergeracional e Legado
  5. Valorização das Pessoas e da Comunidade
  6. Valorização do Território
  7. Valorização do Tempo
  8. Sustentabilidade

Cada eixo integra diversos projetos promovidos pela autarquia, em colaboração com entidades parceiras, dirigidos a toda a comunidade educativa: alunos, docentes, não docentes, pais, encarregados de educação e população em geral.

Novos projetos em destaque

Entre as novas ações introduzidas, destaca-se o projeto “1000 Dias”, pioneiro a nível nacional, centrado no apoio à gravidez e no desenvolvimento de competências parentais, com o objetivo de garantir um início de vida saudável para as crianças dos 0 aos 3 anos.

Outra iniciativa relevante é a criação de uma Equipa Multidisciplinar Promotora da Saúde e do Bem-Estar, que reforça a aposta do município na promoção da saúde mental e emocional junto das crianças e jovens.

Nos projetos já implementados, salientam-se o “Tempo da Calma”, que introduz técnicas de meditação e mindfulness nas salas de aula dos 1.º e 2.º Ciclos, e o “Sou e Estou Aqui e Agora”, que proporciona sessões de meditação, taças tibetanas, yoga e dança criativa às crianças do ensino pré-escolar.

O “Roteiro OdeTE” é outra das ações de referência, oferecendo às escolas atividades fora do contexto formal da sala de aula, com vista à promoção da aprendizagem científica, do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, e ao estímulo da criatividade e da cidadania.

Educação como prioridade estratégica

Criado em 2015, o programa OdeTE – Odemira Território Educativo resulta de uma visão estratégica clara: garantir uma educação de qualidade como direito fundamental e eixo estruturante do desenvolvimento do concelho. A nova fase do programa foi coconstruída com base num processo participado, que incluiu consultas públicas, focus groups em diversos territórios e encontros com agentes educativos locais.

Os principais objetivos do programa passam por prevenir o abandono escolar precoce, melhorar o sucesso educativo, elevar os níveis de qualificação e disponibilizar dados que sustentem políticas educativas ajustadas à realidade local.

O Município de Odemira tem visto as suas competências na área da Educação aumentarem, e apesar dos desafios colocados pelas características geográficas do território, tem procurado dar resposta eficaz às necessidades da rede escolar local, composta por 5 Agrupamentos de Escolas, que incluem 18 Jardins de Infância, 16 Escolas Básicas de 1.º Ciclo, 4 Escolas Básicas de 2.º e 3.º Ciclos e 1 Escola Secundária.

Com a implementação do OdeTE 2.0, Odemira reforça a sua aposta num modelo de governação em rede, sustentado na confiança, na cooperação e na valorização das pessoas e do território como motores de uma educação verdadeiramente transformadora.