© Município de Grândola

O Museu Mineiro do Lousal, em Grândola, reabriu recentemente ao público, oferecendo uma experiência renovada que destaca o quotidiano e o trabalho dos mineiros ao longo de 88 anos de história.

Os visitantes podem agora desfrutar de visitas guiadas pelas exposições, interagir com o robô FeS2, explorar ecrãs interativos e mergulhar num sistema de realidade virtual. Além disso, o espaço foi adaptado para garantir acessibilidade universal.

A cerimónia de reabertura decorreu no dia 6 de dezembro, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, da Vereadora da Cultura, Carina Batista, do Presidente da Direção da Associação Centro Ciência Viva do Lousal (ACCVL), Jorge Relvas, bem como de entidades parceiras e membros da comunidade mineira.

O museu está aberto de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, encerrando apenas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e no dia 1 de janeiro de 2025. Uma oportunidade imperdível para redescobrir o património mineiro com uma abordagem moderna e interativa.