
No próximo dia 26 de outubro, o Município de Reguengos de Monsaraz vai prestar uma homenagem ao artista plástico António Inverno (1944-2016), assinalando os 80 anos do seu nascimento. Natural de Telheiro, uma localidade do concelho, António Inverno destacou-se como pintor e especialista em serigrafia, colaborando com nomes célebres da arte portuguesa, como Júlio Pomar, Eduardo Nery, Maria Keil, Paula Rego e muitos outros.
O programa comemorativo começa às 16h com o descerramento de uma placa na casa onde nasceu António Inverno, no Telheiro, seguido pela atribuição do nome do artista a uma rua da localidade, meia hora depois. Às 17h, será inaugurada uma exposição em sua homenagem na Igreja de Santiago, em Monsaraz, onde serão expostos 35 quadros, cinco serigrafias e uma medalha em bronze de 1986, obra do Mestre Martins Correia. A exposição estará patente até 24 de novembro e poderá ser visitada diariamente entre as 9h30 e as 13h e das 14h às 17h.
António Inverno iniciou o seu percurso artístico aos 14 anos na Escola António Arroio, em Lisboa, e trabalhou com Jorge Barradas, pintor e ceramista. Em 1972, abriu o seu próprio atelier de serigrafia em Lisboa, que se tornou um ponto de encontro para artistas e intelectuais, e mais tarde criou um atelier em Beja, onde também lecionou na Escola Superior de Educação.
Fundador da AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual, António Inverno contribuiu para diversas iniciativas culturais e artísticas ao longo dos anos, participando na organização de espetáculos e na criação de cartazes. Em 1995, recebeu o Prémio Nacional de Pintura da Academia Nacional de Belas-Artes e foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República, Mário Soares.
Esta homenagem pretende celebrar o legado de António Inverno e a sua contribuição para a cultura portuguesa.