No decorrer dos meses de março e de abril, o Município da Póvoa de Lanhoso promoveu a realização de simulacros nos Edifícios Escolares do concelho. “Criar uma cultura de segurança é o principal objetivo destas ações. Nestes casos, procurámos, especificamente, testar a praticabilidade das vias de evacuação e os procedimentos de evacuação”, explicou o Vereador da Proteção Civil, Ricardo Alves.

Foi no sentido de dar cumprimento ao Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios que o Serviço Municipal de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso desencadeou a realização de um conjunto destes exercícios nas Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (ao qual também pertence a Escola Secundária).

 

Estes exercícios decorreram ao longo do mês de março na Escola Básica António Lopes, na Escola Básica do Cávado, na Escola Básica D.ª Elvira Câmara Lopes, na Escola Básica 1 da Póvoa de Lanhoso e na Escola Básica Gonçalo Sampaio. Já durante o presente mês de abril, foram realizados exercícios na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e na Escola Básica do Ave.

Para além do Serviço Municipal de Proteção Civil, estiveram envolvidos os Serviços de Gestão da Qualidade do Município, assim como a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, para monitorizar e avaliar os comportamentos de toda a comunidade escolar de cada escola.

Esta jornada de exercícios iniciou na III Semana Municipal da Proteção Civil com a realização de um simulacro no edifício da Câmara Municipal e agora terá continuidade, ao longo do presente ano, nos restantes edifícios municipais.

Criar uma cultura de segurança, treinar procedimentos e testar planos são alguns dos objetivos pretendidos com a realização destes exercícios.