Entre os dias 14 e 21 de julho, Monsaraz torna-se palco da bienal cultural “Monsaraz Museu Aberto”, um evento enraizado na tradição cultural da região que este ano se inspira no mote “Eu sou devedor à terra”. Organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz desde 1986, este festival bienal destaca-se pela celebração das artes, cultura e património da vila medieval.

A inauguração oficial está marcada para o dia 14 de julho, às 17h, no jardim da Casa da Universidade, seguida pela palestra “A Terra, que futuro?” pelo renomado astrofísico Filipe Duarte Santos, na Igreja de Santiago às 19h. A noite de abertura culmina com um concerto imperdível de Dulce Pontes na Praça de Armas do castelo de Monsaraz, às 22h, prometendo encantar com os seus sucessos musicais de mais de três décadas de carreira.

No dia 15 de julho, destaca-se a palestra do arqueólogo Manuel Calado sobre “O Pecado Original: Agricultura intensiva do Neolítico aos nossos dias”, seguida de um concerto e oficina de gastronomia alentejana no Centro de Convívio da Barrada às 19h, e a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense na Praça de Armas às 22h.

A programação continua intensa ao longo da semana com conversas, concertos, exposições e workshops. No dia 16 de julho, na Igreja de Santiago, decorrerá uma conversa sobre “O extensivo e o intensivo na paisagem do Alentejo”, seguida de um concerto na Casa das Avós com Lizete Morais e uma apresentação de dança na vila medieval.

No dia 17 de julho, destaca-se a conversa sobre “Alentejo – Agricultura, paisagem e despovoamento” com António Guerreiro e Alfredo Cunhal Sendim, seguida de uma Oficina do Pão e um concerto na Moagem Sem-Fim com João Hasselberg.

As atividades continuam nos dias seguintes com mais palestras, oficinas para crianças e adultos, concertos, recitais de piano e música tradicional. O festival culmina no dia 21 de julho com a Gala do Cante nas Terras do Grande Lago, que promete encerrar o evento em grande estilo na Praça de Armas do castelo de Monsaraz.

Durante toda a bienal, uma exposição coletiva de pintura, desenho e cerâmica estará patente em vários locais, enriquecendo ainda mais a experiência cultural única proporcionada pelo “Monsaraz Museu Aberto”.

Este evento, que une tradição e inovação cultural, reforça o compromisso de Monsaraz com a preservação do seu património natural e construído, inspirando a comunidade a valorizar e proteger a identidade única desta vila histórica.