A segunda edição do concurso nacional “Mirtilo de Portugal” realiza-se a 27 de junho, em Sever do Vouga, na Biblioteca Municipal da vila, com o objetivo de distinguir os melhores produtores nacionais deste pequeno fruto cada vez mais valorizado pelos consumidores.

Organizado pela ANPM – Associação Nacional de Produtores de Mirtilo, e com o apoio do Município de Sever do Vouga, o concurso decorre no âmbito da Feira Nacional do Mirtilo, que se realiza de 27 a 29 de junho.

Em formato de prova cega, o evento reúne um júri composto por representantes de diversas entidades do setor agrícola, que irão avaliar as amostras submetidas de acordo com critérios visuais e sensoriais.

Aspeto, calibre, cor, presença de defeitos, textura, firmeza, sabor e satisfação global são alguns dos parâmetros em análise. O objetivo é premiar os mirtilos que melhor reflitam qualidade, frescura e potencial de consumo.

“Esta é uma oportunidade para reconhecer o mérito na produção e valorizar o mirtilo nacional, contribuindo para a sua divulgação e estimulando o consumo de fruta portuguesa”, afirma Carlos Adão, presidente da ANPM.

O responsável sublinha ainda que, para além das novas variedades, “são as boas práticas agrícolas, o cuidado e o profissionalismo que garantem um produto com as características mais apreciadas”.

Os vencedores serão distinguidos com os troféus Mirtilo de Ouro, Mirtilo de Prata e Mirtilo de Bronze. Além disso, receberão produtos de nutrição agrícola, entradas no Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo e destaque na brochura promocional “Mirtilo de Portugal”, destinada à divulgação internacional de produtores portugueses.

A participação no concurso é gratuita, mas requer inscrição obrigatória, disponível online no site oficial da ANPM: https://www.anpm.pt/2025/04/29/concurso-mirtilo-de-portugal-2025-regulamento/.

A inscrição também pode ser feita através do email: info@anpm.pt ou pelo número de telefone: 913 861 221.