
O Município de Vila Franca de Xira, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) local, assinalou a campanha “Abril, Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância” com a formação de um Laço Humano Azul, na passada segunda-feira, 28 de abril, no Largo dos Paços do Concelho.
A iniciativa contou com a participação de autarcas, técnicos de várias entidades com intervenção na área da infância, forças de segurança e outros representantes da comunidade, simbolizando o compromisso coletivo com a proteção dos direitos das crianças.
Ao longo do mês de abril, a CPCJ de Vila Franca de Xira e os seus parceiros colocaram laços azuis nos edifícios das suas instituições — com especial destaque para escolas e organismos ligados à infância e juventude — como forma de sensibilização para a problemática dos maus-tratos a crianças. A campanha teve como lema “Serei o que me deres… que seja amor”, promovendo uma mensagem de afeto, cuidado e responsabilidade partilhada.
Como forma de reforçar a visibilidade da causa, o edifício dos Paços do Concelho foi iluminado de azul, cor que simboliza a prevenção dos maus-tratos infantis, numa adesão à campanha internacional que alerta para a importância da prevenção, da promoção e da proteção dos direitos das crianças e jovens.
Esta mobilização reforça o compromisso do concelho com a construção de uma sociedade mais justa e protetora para as suas crianças, reconhecendo o papel fundamental de todos na sua segurança, bem-estar e desenvolvimento.