Esta empreitada envolve um investimento de 16,8 milhões de euros e as intervenções a realizar consistem essencialmente na substituição integral do sistema de tirantes da ponte por um sistema de nova geração.

Segundo revela a Infraestruturas de Portugal (IP) irão ser realizadas obras para proteção das superfícies de betão das torres; proteção anticorrosiva da estrutura metálica do tabuleiro da ponte; limpeza, decapagem e pintura dos guarda-corpos, incluindo reparação dos módulos danificados; substituição do revestimento existente nos passeios; substituição das juntas de dilatação; alteração do sistema de iluminação pública e limpeza, decapagem, metalização e pintura dos aparelhos de apoio metálicos, dispositivos de ancoragem do tabuleiro, desviadores e dispositivos antivibráticos do pré-esforço exterior e dos dispositivos dissipadores.

A Ponte da Figueira da Foz, projetada pelo prof. Edgar Cardoso, foi a “primeira ponte rodoviária com o tabuleiro atirantado realizada em Portugal, tendo sido aberta ao tráfego em 1982”.

Esta travessia sobre o rio Mondego, também conhecida como Ponte da Figueira da Foz, tem um desenvolvimento total de 1421 metros, distribuídos por encontro esquerdo (25m), viaduto da margem esquerda (630 m), ponte (405 m), viaduto da margem direita (315 m) e encontro direito (46 m). Trata-se de uma ponte de tirantes que está dividida em três tramos, possuindo os tramos extremos 90 m e o tramo central 225 m.

O tabuleiro, misto de aço e de betão, é suportado por duas torres auto-estáveis, dois pilares de transição e seis pares de tirantes em cada torre com continuidade sobre estas.