A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar estabeleceu um protocolo de cooperação com a IKEA Portugal com o objetivo de apoiar as famílias afetadas pelos incêndios que assolaram a região em setembro de 2024. A empresa vai doar materiais à autarquia, que os entregará diretamente às pessoas cujas habitações foram gravemente danificadas.

No âmbito desta parceria, no dia 29 de julho, a presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Ana Rita Dias, o representante da unidade de sustentabilidade da IKEA, Paulo Canelas, e a técnica municipal do Gabinete do Agricultor, Emília Alves, deslocaram-se à localidade de Zimão para observar no terreno os prejuízos causados pelos incêndios.

A visita permitiu identificar as necessidades mais urgentes das populações locais. A autarquia reforça que apresentou candidaturas para a recuperação de edificações. Os produtos agora doados pela IKEA Portugal irão complementar o recheio previsto para essas futuras habitações, ajudando a devolver dignidade e conforto às famílias atingidas.

Durante o período crítico dos incêndios em 2024, Portugal viveu momentos de grande dificuldade, tendo a sociedade civil e várias entidades demonstrado uma forte solidariedade para com as regiões mais afetadas. A IKEA Portugal reforçou o seu compromisso social ao estabelecer parcerias com os concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Tábua, contribuindo ativamente para a recuperação das comunidades.