A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, deteve no Aeroporto Internacional de Lisboa um cidadão estrangeiro, de 24 anos, suspeito de envolvimento em tráfico ilícito de estupefacientes.

A detenção ocorreu no âmbito das ações de controlo de passageiros oriundos de países considerados de risco, com o objetivo de prevenir a entrada de droga em território nacional e na Europa.

O jovem, proveniente de um voo do sudoeste asiático, foi intercetado na posse de aproximadamente 37 quilos de canábis, dissimulados no interior de duas malas de viagem. A droga, sob a forma de sumidades floridas, encontrava-se embalada em várias porções plásticas seladas a vácuo, numa tentativa de ocultação e conservação do produto.

De acordo com as autoridades, esta apreensão insere-se num esforço contínuo de combate ao tráfico internacional de estupefacientes, através de um reforço da vigilância nos principais pontos de entrada no país. O elevado volume da substância apreendida é indicativo de uma possível ligação a redes organizadas de tráfico.

O detido foi presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa — prisão preventiva — enquanto prosseguem os trâmites do inquérito.