
O Forum Braga volta a afirmar-se como um polo vibrante da cultura em Portugal, acolhendo uma programação especial que celebra a liberdade, o riso e a reflexão. Entre espetáculos de humor de nomes consagrados e a inauguração de uma exposição de arte contemporânea, o palco e as salas do Forum Braga e Forum Arte Braga ganham nova vida nesta semana de celebração.

Na véspera de feriado, quarta-feira, 24 de abril, pelas 21h30, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio regressam ao Grande Auditório. Com a irreverência e o nonsense que os tornaram referências do humor nacional, a dupla promete arrancar gargalhadas ao público com novas histórias e improvisos. Será uma noite de puro entretenimento popular, onde o riso assume o protagonismo.
Já no dia 25 de abril, feriado nacional, pelas 22h00, é a vez de Carlos Coutinho Vilhena subir ao palco com o espetáculo SNOB. Conhecido pelo seu humor acutilante e inteligência mordaz, o comediante propõe uma viagem satírica pelos prazeres de julgar e mentir. Depois do sucesso das suas peças “O Resto da Tua Vida” e “Síndrome de Lisboa”, Coutinho Vilhena regressa ao stand-up com uma provocação que promete deixar marca.
A celebração do 25 de Abril prolonga-se com a inauguração, no dia 26 de abril, da exposição SOMOS TODOS CAPITÃES – 50 ANOS EM LIBERDADE, um projeto curatorial de Paulo Mendes, concebido para a programação oficial da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura. A inauguração tem início pelas 15h00, no Regimento de Cavalaria N.º 6, seguindo depois para o Forum Arte Braga e terminando no Museu Nogueira da Silva.
Esta exposição-instalação imersiva e transdisciplinar convoca a memória histórica portuguesa e europeia, cruzando passado e presente através de documentos, filmes, arquivos fotográficos e criações artísticas contemporâneas. Desenvolvida como um gesto curatorial pessoal e coletivo, o projeto convida o público a refletir criticamente sobre a transição de um regime ditatorial para a democracia, abordando temas como a guerra colonial, os movimentos sociais e as ameaças contemporâneas à liberdade.
Ao transformar a cidade num espaço vivo de arte e memória, SOMOS TODOS CAPITÃES não se limita a narrar o passado: interpela o presente e convoca as novas gerações a pensar o futuro. A exposição é promovida pela Câmara Municipal de Braga e pela Faz Cultura, no âmbito de uma iniciativa do Ministério da Cultura.
Encerrando este ciclo de programação do mês de abril, na quarta-feira dia 30, pelas 22h00, Bruno Aleixo sobe ao palco com o espetáculo “Aleixo Amigo – Um show ao vivo muito seu amigo”. O icónico resmungão de Coimbra junta-se aos seus colaboradores, João Moreira e Pedro Santo, para apresentar soluções práticas (e nem sempre convencionais) para problemas do quotidiano. O espetáculo, conhecido pela interação com o público, permite aos espectadores enviarem previamente as suas dúvidas e dilemas, habilitando-se não só a vê-los resolvidos ao vivo como também a ganhar um prémio-surpresa muito exclusivo. A sessão será gravada e poderá incluir imagens da plateia, acrescentando um toque especial a esta experiência humorística singular.
Com esta programação, o Forum Braga reforça o seu papel como espaço de encontro e pensamento, onde o humor, a arte e a história se entrelaçam para celebrar os valores fundamentais da democracia e da liberdade.