POVO MACIEIRENSE. “Estamos a organizar as festas para o povo macieirense, gostávamos que este povo fosse mais unido e estas festividades acabaram por unir a comunidade que estava muito desunida. O ano passado já sentimos que uniu um bocado e este ano queríamos que unisse ainda mais.”

CARTAZ. “Vai haver duas procissões, uma de velas e uma normal. Na parte artística, de sexta-feira a segunda-feira, haverá DJS e artistas todos os dias. Na sexta-feira temos o Satnik, temos uma cantora que ainda não podemos revelar, porque está a passar uma fase de doença e apesar de estar confirmada, não temos a certeza se terá melhorias até à festa. No sábado teremos o Cê Reis e Sílvia Lages, ambos os artistas em espetáculos independentes. Nesse dia ainda teremos o encontro de motas e das motorizadas. Será um encontro que começa com um pequeno-almoço, depois as motas vão percorrer 2 ou 3 freguesias, haverá uma pausa para o almoço e no final haverá a entrega de prémios para as diferentes categorias relacionadas com os veículos. No domingo, teremos a atuação de dois grupos folclóricos do concelho. Na mesma noite, iremos ter os Pimbalhões. Na segunda-feira está agendado o Tomás, vencedor da melhor música do ano do IPMA Awards e provavelmente poderá haver ainda uma surpresa, mas vai depender se haverá verbas.”

CRITÉRIOS DE ESCOLHA. “Nós procuramos abranger todos os públicos, porque no caso de Macieira de Sarnes existe um misto de população. Tentámos fazer um cartaz jovem e dinâmico. Optamos por artistas que têm aparições em televisão, que têm um repertório original, pois achamos que fica um sabor diferente.”

O RECINTO.” Vai haver iluminação, contratamos uma empresa para esse efeito. O recinto terá algumas barracas de comes e outras barracas de bebes. Vai haver alguns feirantes a vender farturas e pipocas. Teremos insufláveis para os mais jovens, que é algo que temos andado a pensar já desde o ano passado, para que se possam divertir em segurança.”

SEGURANÇA.” Temos algumas limitações, mas estamos a criar todos os meios para que tudo corra da melhor forma possível. Este ano o palco vai mudar de direção, porque desde que conhecemos a festa, o palco sempre foi virado para a estrada, mas este ano o palco vai estar completamente de costas, o que vai obrigar a que as pessoas estejam na parte de dentro, o que as mantém com maior segurança. Além disso, as laterais do palco vão ser tapadas, para que as pessoas não venham à estrada, obrigando-as a estar à frente do palco.”

QUEM CORRE POR GOSTO NÃO CANSA. "Este ano tivemos mais tempo, mas ainda assim, houve alguns percalços pelo caminho. Acredito que cada vez há menos gente que queira ficar à frente das festas, pelo trabalho que dá e por ser um trabalho sem fins lucrativos. Para fazer isto tem de haver muito gosto, em geral, a população em Macieira de Sarnes tem sido educada connosco e tem-nos ajudado em tudo, inclusive alguns patrocinadores. São meses de programação, são muitos quilómetros feitos a pé com peditórios porta a porta, perdemos muito tempo das nossas vidas."

TRABALHO 100% PARA A COMUNIDADE. “Tudo o que possa surgir de lucro da festa, esses valores serão entregues à igreja. É apresentado um relatório de contas e todos os valores são entregues, ou seja, o nosso trabalho é totalmente sem fins lucrativos. O nosso trabalho é 100% dado à comunidade, desde os nossos combustíveis, os nossos almoços, os nossos jantares, tudo isso não entra nas contas da festa, porque pagamos do nosso bolso. Inclusive as t-shirts da Comissão de Festas.”

INICIATIVA NOBRE. “Temos a ideia de visitar alguns idosos nos dias da festa, e levar os artistas lá antes da hora do jantar, para entregar um ramo de flores às pessoas mais debilitadas e idosas. Fazemos isto para estarmos um bocadinho mais próximos daqueles que até gostariam de ir à festa, mas por razões de saúde não podem, e isso é muito gratificante para nós. Receber o carinho das pessoas, é a parte mais gratificante da festa.”

EXPECTATIVAS. “As expectativas estão altas e pensamos que a festa ainda será melhor e mais forte que no ano passado. Fazemos um apelo ao povo macieirense, para que nos ajudem mais um bocadinho, que ainda falta bastante. Vamos fazer a terceira volta de peditórios e peço que ajudem, tanto pessoas individuais, como empresários.”