
A Casa da Cultura de Beja volta a acolher, entre os dias 30 de maio e 15 de junho, mais uma edição do Festival Internacional de Banda Desenhada. O evento contará com 18 exposições de autores oriundos de nove países, nomeadamente Alemanha, Brasil, Chile, França, Inglaterra, Irão, Itália, Palestina e Portugal, e cerca de 60 autores presentes.
A inauguração está marcada para as 21h00 do dia 30 de maio, sexta-feira, na Casa da Cultura. Durante o primeiro fim de semana do certame, estarão em Beja todos os autores com obras expostas, além de vários convidados.
A programação paralela inclui apresentações de projetos, conversas com autores, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, concertos desenhados, maratonas de desenho, visitas guiadas, revisão de portfólios e oficinas. Está igualmente previsto um Mercado do Livro, onde estarão representados cerca de 60 editores.
Entre os nomes com exposições patentes destacam-se Achdé (França), Amanda Baeza (Chile/Portugal), Ana Margarida Matos (Portugal), Mana Neyestani (Irão), Pierre-Henry Gomont (França), Theo (Itália), Uli Oesterle (Alemanha), Roberta Cirne (Brasil), bem como autores portugueses como Luís Louro, José Lopes, Paulo J. Mendes, Rui Pimentel, Victor Mesquita, Manuel Monteiro e Pedro Nascimento.
O evento integra também exposições coletivas como «Cadáver Esquisito!», «Portugal em Bruxelas» e «Toupeira – Há Movimento de Baixo da Terra», que reúnem trabalhos de autores de diversas nacionalidades.
Além dos autores representados nas exposições, o festival contará com a presença de outros convidados ligados ao universo da banda desenhada e da ilustração.