Durante o Festival Músicas no Mundo, em Sines, a GNR deteve 13 pessoas por suspeitas de tráfico de estupefacientes e apreendeu mais de 340 doses de drogas diversas. A operação decorreu entre os dias 18 e 26 de julho, no distrito de Setúbal, e teve como objetivo garantir a segurança do evento.

De acordo com a GNR, foram detidos 10 homens e 3 mulheres, com idades entre os 23 e os 42 anos. Durante as diligências, foram apreendidas:

  • 109 doses de resina de canábis
  • 86 de MDMA
  • 60 de canábis
  • 42 de cocaína
  • 22 de anfetaminas
  • 15 comprimidos de ecstasy
  • 5 doses de óleo de canábis
  • 1 selo de LSD

A lista de apreensões inclui ainda 21,92 gramas de cogumelos alucinogénicos e 3,5 mililitros de GHB, substância conhecida pelos seus efeitos depressores no sistema nervoso central.

Segurança e ordem pública reforçadas

A operação foi conduzida pelo Destacamento Territorial de Santiago do Cacém, com o apoio de militares do Destacamento de Intervenção de Setúbal e do Grupo de Intervenção Cinotécnico da Unidade de Intervenção.

Além das detenções por tráfico, foram também detidos dois homens por condução sob o efeito de álcool e resistência à autoridade.

“O dispositivo operacional integrou diversas valências da Guarda e teve como objetivo assegurar a manutenção da ordem pública, garantir o regular desenrolar do evento, proteger pessoas e bens, prevenir a criminalidade e garantir a fluidez da circulação nas zonas envolventes”, refere a GNR em comunicado.

Todos os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Santiago do Cacém.