
Manuel Soares, 69 anos, com formação em Contabilidade e Administração, quer fazer um segundo mandato em Cruz porque acredita que «o trabalho iniciado não pode parar». A candidatura “Mais Ação, Mais Famalicão – PSD-CDS/PP” foi apresentada no dia 12 de julho, no Largo Senhor dos Aflitos, perante apoiantes, o mandatário Pedro Carvalho e o presidente da Câmara, Mário Passos, também recandidato pela coligação ‘Mais Ação. Mais Famalicão’.
O candidato falou das obras feitas, nomeadamente a rede de saneamento que diz estar a cobrir a freguesia quase na totalidade «depois de 12 anos sem um único metro feito». Realçou, também, «a requalificação da rede viária, as melhorias na mobilidade, a instalação da caixa multibanco, os investimentos na escola e no jardim de infância, além do apoio contínuo às associações locais, como o GRAC, o Agrupamento de Escuteiros e o Grupo Etnográfico, que passou a contar com uma sede devidamente equipada».
Na perspetiva de Manuel Soares, «Cruz está diferente», com uma «vitalidade crescente», dando nota da articulação com movimentos cívicos e a aposta em iniciativas como a Mostra Comunitária e o Mercadinho de Natal.
Para o futuro, falou na construção de um Espaço Multiusos, na conclusão da segunda fase de reabilitação do Largo do Senhor dos Aflitos e no alargamento da Avenida de Aldeia Nova. O recandidato propõe ainda eliminar as ruas em terra batida, repavimentar as vias mais degradadas, adaptar a sede da Junta para que possa acolher um Espaço do Cidadão, ampliar o cemitério e melhorar as condições da escola e do jardim de infância, dando seguimento às obras já efetuadas.
Durante a sua intervenção, Mário Passos deixou palavras de apreço pelo trabalho desenvolvido em Cruz, sublinhando que «a grande conquista do Sr. Soares não foram apenas as obras, mas sim a recuperação da harmonia e da sintonia entre as pessoas que vivem em Cruz». Para Mário Passos, «a freguesia está hoje muito melhor do que há quatro anos», mas o caminho continua, e «o Manuel Soares é o parceiro certo para o futuro», frisou.