
Setúbal assinala os 30 anos do Museu do Trabalho Michel Giacometti com a abertura de uma nova exposição fotográfica e documental intitulada “Da Fábrica ao Museu”, marcada para sábado, 11 de maio, às 17h00. A mostra integra o projeto “Venham Mais Vinte e Cincos” e pretende recordar o percurso de transformação da antiga unidade fabril Perienes num dos mais emblemáticos equipamentos culturais do concelho.
Inaugurado em 1995 pela Câmara Municipal de Setúbal, o museu instalou-se na desativada fábrica de conservas com o objetivo de preservar e divulgar a memória do mundo do trabalho, através de uma vasta coleção etnográfica, reunida pelo etnólogo francês Michel Giacometti.
A exposição, que estará patente até 28 de junho, revela em imagens o processo de reconversão arquitetónica e museográfica do espaço ao longo dos anos. Poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados, das 14h00 às 18h00, em simultâneo com as exposições permanentes dedicadas aos três setores da economia e ao espólio da antiga Mercearia Liberdade.